Um relatório recente disponibilizado pela UNICEF e pela Organização Mundial da Saúde, afirma que mais de 2 bilhões de pessoas no planeta não possuem água potável.

A grande maioria, cerca de 80% dessas pessoas moram em áreas rurais onde não há qualquer infraestrutura básica para ter acesso à água.

Procurando ajudar essas pessoas, a ONG GivePower decidiu instalar a primeira usina de dessalinização de água solar. Ela foi instalada ao longo das costas da cidade de Kiunga, no Quênia. Com sistemas avançados de filtragem, consegue converter a água do oceano em água potável.

Para ser construída, a fábrica necessitou de um investimento de 500 mil dólares e informou que entregaria o projeto em apenas 1 mês. Graças a essa nova máquina, é possível produzir até 50 mil litros de água potável diariamente.

Segundo a ONG, a qualidade da água produzida pela fazenda de água solar é melhor que de uma poço tradicional e o processo não possui impacto negativo no meio ambiente. Com todo o sucesso feito, a GivePower está levantando fundos para que seja possível construir outras em áreas que sofrem com a falta de água e períodos prolongados de seca, de modo a levar água potável para mais e mais pessoas.